eleições 2022 - voto impresso
A avaliação é realizada com uma votação paralela ao pleito oficial para comparação posterior de que o voto digitado na urna é exatamente o mesmo voto que será contabilizado.| Foto: André Rodrigues/Arquivo/Gazeta do Povo

A Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro realiza neste domingo (12) um teste de integridade das urnas eletrônicas. A verificação acontecerá durante as eleições suplementares que ocorrem nas cidades de Silva Jardim e Santa Maria Madalena. Eleitores dos municípios vão eleger novos prefeitos e vice-prefeitos que concorreram sob judice nas eleições municipais de 2020 e não foram diplomados.

O teste de integridade será acompanhado pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo ministro Luís Felipe Salomão, corregedor da Justiça Eleitoral.

A avaliação é realizada com uma votação paralela ao pleito oficial para comparação posterior de que o voto digitado na urna é exatamente o mesmo voto que será contabilizado. O procedimento é realizado pela Justiça Eleitoral desde 2002. O evento será transmitido pelo canal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro no YouTube.