Cantora pisoteia bandeira do Brasil durante apresentação| Foto: Reprodução/Twitter/MarioFrias
Ouça este conteúdo

Durante uma apresentação na Califórnia, Estados Unidos, a cantora Bebel Gilberto, filha do compositor João Gilberto e sobrinha de Chico Buarque, jogou no chão e pisoteou uma bandeira do Brasil que teria sido entregue por alguém da plateia. O momento foi registrado em vídeo e divulgado neste sábado (23) pelo ex-secretário da Cultura, Mário Frias.

"Desculpe fazer isso, mas acham que eu estou feliz em ser brasileira ou não?", pergunta a cantora, em inglês, pouco após sambar sobre o pavilhão nacional. Na sequência, ela canta "Bananeira" e a gravação é interrompida quando ela se abaixa para recolher a bandeira do chão. A apresentação teria ocorrido na última terça-feira (29), em meio à turnê que Bebel realiza pelo Canadá e Estados Unidos.

Ao publicar o vídeo, Frias comentou que "essa gente não sente nada pelo Brasil". "Gostam apenas de se beneficiar do que o povo pode lhes proporcionar", escreveu. "Alguém que não tem amor pela própria pátria e rechaça o maior símbolo de patriotismo de uma nação não é digno de se dizer brasileira."

Publicidade

Também pelas redes sociais, a artista pediu "sinceras desculpas" e disse ter se tratado de um "ato impensado". "Se tivesse tido tempo de raciocinar, teria me ocorrido que eu estava entregando de presente para a extrema-direita uma imagem com a qual poderiam destilar o seu ódio repugnante e o seu falso patriotismo", escreveu.

Segundo Bebel, logo depois do episódio, ela teria pedido desculpas ao público. "O excelentíssimo secretário de Cultura, no entanto, ignorou essa parte do vídeo e fez aquilo que sabe fazer de melhor. Não, não é escrever o português com erros, mas manipular a informação para instigar a base de fanáticos que o segue."