Ex-ministro Bento Albuquerque está envolto no caso das joias supostamente dadas de presente ao ex-presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O ex-ministro de Minas e Energia do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Bento Albuquerque, pode ser exonerado do conselho de administração da usina Itaipu Binacional ainda nesta semana. A substituição foi confirmada à Gazeta do Povo pelo ministério.

De acordo com a pasta, o processo de substituição dos conselheiros já está em andamento desde o início do ano seguindo as “diretrizes e o alinhamento” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os nomes, diz o ministério, já foram formalizados perante o ministro Alexandre Silveira, aprovados pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar) e estão agora na Casa Civil para finalização dos processos de nomeação e publicação.

“A mudança de Bento Albuquerque deve ser concretizada ainda esta semana”, conclui o ministério em nota à reportagem. Além do ex-ministro, também fazem parte do atual conselho de Itaipu o ex-ministro Adolfo Sachsida, que sucedeu Albuquerque, e Célio Faria Junior, ex-ministro da Secretaria de Governo de Bolsonaro.

Publicidade

O almirante Bento Albuquerque está envolto no caso das joias supostamente dadas de presente pelo governo da Arábia Saudita ao ex-presidente e à ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O ex-ministro deve ser ouvido pela Polícia Federal ainda nesta semana.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]