Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bienal

STF libera livros em Bienal, mas Prefeitura do Rio quer reverter decisão

Estátua da Justiça do STF
Prefeitura do Rio vai interpor embargos de declaração contra decisão do STF sobre livros em Bienal (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Mesmo com a decisão do presidente do STF, Dias Toffoli, de permitir a comercialização de livros de temática LGBT na Bienal, a Prefeitura do Rio de Janeiro informou, em nota, que vai interpor embargos de declaração – instrumento jurídico para esclarecer omissão, obscuridade ou contradição da sentença. Neste domingo (8), Toffoli suspendeu os efeitos da decisão liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que impedia a circulação dos livros, a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, sob o argumento de que a apreensão das obras “visa a impedir a censura ao livre trânsito de ideias, à livre manifestação artística e à liberdade de expressão no país”. Em outra decisão, desta vez em mandado de segurança, o ministro do STF Gilmar Mendes citou “verdadeira censura prévia” para impedir a apreensão do livro de histórias em quadrinho da Marvel, intitulado "Vingadores, a Cruzada das Crianças".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.