O deputado federal e presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, afirmou nesta terça-feira (8) que as conversas com o MDB para formar uma possível federação partidária estão bem adiantadas. "Já está bem avançado com o MDB. O MDB está consultando suas bases, assim como o União Brasil também está consultando suas bases. Não chegou nesse estágio ainda em outros partidos. Mas o MDB e o União, por si só, já dará uma grande força, e a gente pode ter uma representatividade extremamente significativa no novo Congresso Nacional que se fará em 2023", disse Bivar em entrevista à CNN Brasil.
Nesta terça, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a criação do União Brasil, resultado da fusão entre PSL e DEM. A nova legenda nasce como a maior do Congresso, com 81 deputados federais e três senadores. Bivar ressaltou que a decisão final sobre a oficialização ou não da federação com o MDB deve levar em conta os panoramas regionais de cada partido.
"Com o Baleia [Rossi, presidente do MDB] já ficou bem definido. Todos nós concordamos em fazer essa federação. Agora é preciso sabermos em cada região, em cada estado, se há uma confluência e se não há grandes defecções. Se não houver grandes defecções, a federação será feita", afirmou. O presidente do União Brasil disse ainda que se reuniu com o presidente do PSDB, Bruno Araújo, para tratar sobre o mesmo assunto. O PSDB também negocia uma federação com o MDB.