Bivar
Bivar é o presidente nacional do União Brasil| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE) desistiu, nesta sexta-feira (29), de concorrer à Presidência da República. Ele deve disputar a reeleição para deputado federal. As informações são da CBN de Pernambuco. À Gazeta do Povo, porém, a assessoria de Bivar sustentou a informação de que a candidatura está mantida e que será homologada na convenção do União Brasil no próximo dia 5.

Com a desistência, há a possibilidade de que Bivar apoie a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É pouco provável, porém, que o União Brasil, do qual Bivar é o presidente, esteja formalmente na chapa do petista.

Bivar foi lançado como pré-candidato de seu partido ao Palácio do Planalto em maio. Ele, porém, não obteve bom desempenho em pesquisas eleitorais - somou 0% nas intenções de voto nas pesquisas mais recentes dos institutos PoderData e FSB, divulgadas respectivamente nos dias 20 e 25.

Metodologia das pesquisas citadas


O Instituto FSB Pesquisa ouviu, por telefone, dois mil eleitores entre os dias 22 e 24 de julho de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo banco BTG Pactual e está registrada no TSE com o protocolo BR-05938/2022.

O levantamento do PoderData, que contratou a própria pesquisa, ouviu 3 mil eleitores em 309 municípios das 27 unidades da federação entre os dias 17 e 19 de julho de 2022. As entrevistas foram feitas por telefone, para fixos e celulares. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07122/2022.