Cerca de 21 dos 23 partidos da Câmara dos Deputados formaram um único bloco parlamentar com 496 deputados federais, nesta quarta-feira (1), para a disputa de cargos na Mesa Diretora, incluindo a presidência da Casa. Os nomes dos indicados pelo bloco e pelos partidos para disputar os 11 cargos da Mesa Diretora serão definidos em reunião de líderes.
O bloco recém-formado conseguiu reunir o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, em apoio a eleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para um novo mandato na presidência da Câmara.
Apenas o Novo (3 deputados) e a federação formada por Psol e Rede (14 deputados) não participam do bloco. O Novo anunciou o lançamento do deputado Marcel Van Hatten (RS) como candidato à presidência da Câmara, e a federação Psol-Rede lançou o deputado Chico Alencar (Psol-RJ).
A sessão preparatória para a eleição da Mesa está prevista para as 16h30, após a reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa. A votação é secreta e só será iniciada quando houver, pelo menos, 257 deputados no Plenário. A apuração é realizada por cargo, iniciando-se pelo presidente. Com informação da Agência Câmara de Notícias.