O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste sábado (28) a liberação de R$ 2,5 milhões para ações de socorro e assistência humanitária destinadas a duas cidades em situações mais críticas no estado de Alagoas atingidas pelas chuvas. Também informou, pelo Twitter, que determinou o envio de equipes a Pernambuco para “prestar o auxílio necessário às autoridades locais no socorro às regiões afetadas”.
Desde segunda-feira (23), 35 pessoas já morreram na zona metropolitana de Recife e na Zona da Mata por causa de deslizamentos. Em Alagoas, uma pessoa morreu e mais de 4 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas por causa das enchentes, segundo a Defesa Civil do estado – Bolsonaro disse que o governo federal já reconheceu estado de emergência em 13 municípios, o que facilita a aquisição de bens e serviços para ajudar as pessoas atingidas por desastres.
Bolsonaro disse que mobilizou os ministérios do Desenvolvimento Regional, da Defesa e da da Cidadania para operações de socorro e auxílio às famílias atingidas.
“Nossos mais profundos votos de pesar e solidariedade às vítimas desse triste desastre, bem como as famílias que tiveram seus bens destruídos pelas chuvas. É um momento difícil para todos. Faremos o que estiver ao nosso alcance para amenizar essa dor. Que Deus abençoe a todos!”, postou o presidente no Twitter.