Ouça este conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou sua participação na cerimônia de abertura do ano Judiciário que ocorre nesta terça-feira (1º) no Supremo Tribunal Federal (STF). O mandatário havia confirmado presença na última quarta-feira (26). Bolsonaro não participará do evento para ir ao interior de São Paulo visitar algumas áreas afetadas pelas fortes chuvas.
A solenidade vai acontecer de forma virtual devido ao aumento no número de casos de Covid-19 no país. O presidente irá sobrevoar a cidade de Francisco Morato. As fortes chuvas já deixaram ao menos 24 mortos, entre eles oito crianças, segundo os últimos dados divulgados pela Defesa Civil. Devem participar da cerimônia o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o advogado-geral da União, Bruno Bianco, como mostrou o jornal O Globo.
Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL) e o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, também devem participar da cerimônia.
Apesar do evento ter sido realizado de forma virtual em 2021, Bolsonaro compareceu presencialmente. Na semana passada, o presidente fez novas críticas ao Supremo e não compareceu para prestar depoimento na Polícia Federal no inquérito que apura o vazamento de informações sigilosas, contrariando uma ordem do ministro Alexandre de Moraes.