Ouça este conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (12) que as Forças Armadas são o "poder moderador" e que elas dão "apoio total às decisões do presidente". A declaração foi feita durante uma cerimônia de cumprimentos aos oficiais-generais promovidos, no Palácio do Planalto. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.
"Nas mãos das Forças Armadas, o Poder Moderador. Nas mãos das Forças Armadas, a certeza da garantia da nossa liberdade, da nossa democracia e o apoio total às decisões do presidente para o bem da sua nação", disse o chefe do Executivo.
Bolsonaro afirmou também durante o evento que ele e os militares sabem "o que é bom e o que é justo para o nosso povo". No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu decisão determinando que as Forças Armadas não exercem poder moderador em um eventual conflito entre o Executivo, Legislativo e Judiciário.
A fala de Bolsonaro ocorre um em meio a uma crise com o Supremo Tribunal Federal (STF) e um dia depois do desfile de blindados na Esplanada dos Ministérios. A exibição militar foi criticada por parlamentares por ter sido realizada no mesmo dia da análise da PEC do voto impresso na Câmara. O projeto foi rejeitado pelos deputados.