O presidente Jair Bolsonaro se manifestou nesta terça-feira (3) sobre as eleições presidenciais nos Estados Unidos na disputa entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden. No último dia de votação, Bolsonaro afirmou, nas redes sociais, que as eleições "despertam interesses globais" e que há "suspeita de ingerência" no resultado do pleito e que o Brasil pode sofrer "interferência externa".
"É inegável que as eleições norte-americanas despertam interesses globais, em especial , por influir na geopolítica e na projeção de poder mundiais", escreveu o presidente. Em seguida, em outro trecho, diz que "há sempre uma forte suspeita da ingerência de outras potências, no resultado final das urnas".
Sobre o Brasil, Bolsonaro afirmou que devido ao "potencial agropecuário, poderemos sofrer uma decisiva interferência externa, na busca, desde já, de uma política interna simpática a essas potências, visando às eleições de 2022". Por fim, Bolsonaro diz que "a América do Sul está caminhando para a esquerda" e que "nessa batalha, fica evidente que a segurança alimentar, para alguns países, torna-se tão importante e aí se inclui, como prioridade, o domínio da própria Amazônia".
Na última segunda (2), ao canal CNN Brasil, Bolsonaro disse estar "confiante na reeleição de Donald Trump".