Ouça este conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira (22) que o senador Ciro Nogueira (PP-PI) será o novo ministro da Casa Civil. O parlamentar é presidente do PP, principal partido do Centrão e de sustentação da base do governo dentro do Congresso Nacional.
Em entrevista à rádio Banda B, de Curitiba, Bolsonaro afirmou que já fez o convite para Nogueira e a nomeação deve ocorrer já na próxima semana. O senador irá substituir o ministro Luís Eduardo Ramos.
“Eu conheço ele [Ciro Nogueira] há muito tempo, ele chegou na Câmara dos deputados em 95 e eu cheguei em 91, então não devemos ter problema nenhum. A Casa Civil é o ministério mais importante pra gente. É um pessoa que nos interessa pela sua experiência”, afirmou Bolsonaro.
Apesar da mudança, Eduardo Ramos não deixará a Esplanada dos Ministério, ele irá assumir a Secretaria-Geral da República da Presidência, atualmente comandada pelo ministro Onyx Lorenzoni. “O Ramos sabe a nossa intenção e ele seguirá auxiliando a gente no Palácio do Planalto”, completou o presidente.
Para abrigar Lorenzoni, o presidente pretende criar o Ministério do Emprego e Previdência, contudo ele justificou que não haverá aumento no número de pastas. “Nós perdemos o Banco Central, que não tem mais status de ministério, então partimos para a criação desse”, disse o Bolsonaro.
“Nós tivemos muito trabalho aqui para manter empregos no ano passado por políticas adotadas ao meu ver incorreta pelos estados com lockdown, fechamentos do comércio. Os informais a gente não tinha como manter, quem vivia de bico perdeu sua renda, apresentamos uma alternativa que foi o auxílio emergencial, mas tem que acabar”, explicou Bolsonaro sobre a nova pasta.