O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou na tarde deste domingo (30) em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde participará da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), que começa nesta segunda-feira (1º). A presença de Bolsonaro no evento foi confirmada mais cedo pelo partido, que destacou que “o agro é o setor que leva comida de qualidade para o povo, empregos, fortalece a economia e deve ser valorizado e respeitado”.
Um vídeo publicado em redes sociais pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, mostra um grupo grande de apoiadores aglomerado em frente ao aeroporto da cidade aguardando a chegada de Bolsonaro.
A participação do ex-chefe do Executivo na Agrishow gerou um mal-estar da organização da feira com o governo federal. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, decidiu não comparecer à feira, a principal do setor na América Latina, depois que o presidente do evento sugeriu que ele não estivesse na abertura em razão do tumulto ou constrangimento que poderia ser gerado com a presença de Bolsonaro.
Na sexta-feira (28), o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, afirmou que o Banco do Brasil suspenderia o patrocínio à Agrishow em razão da polêmica. Na noite de sábado, a organização do evento decidiu cancelar a cerimônia de abertura “em virtude de toda a repercussão gerada”, segundo nota.