Ex-presidente Jair Bolsonaro, que retornou ao Brasil no mês passado, deve esclarecer que não tem envolvimento nos atos.| Foto: Luis Nova/EFE
Ouça este conteúdo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta depoimento à Polícia Federal nesta quarta (26), às 9h, sobre os atos de 8 de janeiro que culminaram com a invasão e a depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. A expectativa é de que ele esclareça que não teve envolvimento no protesto e que não teria motivos para ser investigado como suposto incitador.

O depoimento foi pedido na semana passada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito que apura quais teriam sido os incitadores dos atos.

Os investigadores avaliam que uma postagem feita pelo ex-presidente nas redes sociais no dia 11 de janeiro, relativa ao sistema eleitoral brasileiro, tenha alguma ligação com os atos. A mensagem foi apagada duas horas depois.

Publicidade

A defesa de Bolsonaro garante que ele jamais teve qualquer relação ou participação com os atos de 8 de janeiro.

Além deste depoimento, Bolsonaro já esteve na PF no começo deste mês para explicar sobre as joias recebidas do governo da Arábia Saudita, e disse que ficou sabendo dos objetos apreendidos pela Receita Federal apenas mais de um ano depois do ocorrido.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]