O presidente Jair Bolsonaro deve passar a virada de ano nos Estados Unidos para não entregar a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente da República eleito toma posse no próximo domingo, dia 1º de janeiro. A lei não exige que o atual mandatário participe do ato de transmissão da faixa.
O Palácio do Planalto não confirma a informação da viagem, mas uma publicação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28) é um indício de que ela, de fato, ocorrerá. O despacho do GSI informa que a segunda sargento do Exército Aline Amâncio Oliveira foi designada para “compor a equipe de segurança de familiar do senhor presidente da República em viagem à cidade de Miami, Estados Unidos da América”.
A viagem da sargento Aline está marcada para esta quarta e vai durar até a quinta-feira (29). Segundo o G1, é de praxe que agentes do GSI viagem primeiro para fazer os preparativos da chegada de autoridades. O jornal O Estado de S. Paulo diz que Bolsonaro deve embarcar até sexta-feira (30) e passar a virada do ano recolhido em um condomínio-resort na Flórida, onde o ex-presidente norte-americano Donald Trump também possui casa. Se a informação for confirmada, Bolsonaro vai encerrar o mandato no próximo sábado (31) fora do Brasil.