Ouça este conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro foi impedido de acessar o estádio Vila Belmiro, no litoral paulista, por falta de comprovante de imunização contra a Covid-19. O chefe do Executivo está de folga na região e tentava assistir a partida de Santos e Grêmio pelo campeonato brasileiro neste domingo (10).
"Por que cartão, passaporte da vacina? Eu queria ver o jogo do Santos agora e me falaram que tem que estar vacinada. Por que isso? Eu tenho mais anticorpos do que quem tomou a vacina", questionou o presidente.
A partida pode receber torcida, com limite de 30% da capacidade. De acordo com o decreto do governo paulista, a apresentação de comprovante de vacinação completa é obrigatória para acessar o estádio.
Em nota, o Santos Futebol Clube afirmou que o presidente não mandou pedido de convite para assistir ao jogo. Protocolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determina a apresentação de teste PCR negativo três dias antes do jogo e a necessidade de vacinação.
No sábado (09), Bolsonaro já havia sido multado por circular sem máscara pela cidade de Peruíbe, também na região litorânea. A prefeitura informou que Bolsonaro desrespeitou o artigo 3º da lei municipal 3.906.
A lei define como "infrações administrativas lesivas ao enfrentamento de emergência de saúde pública não usar ou o uso incorreto de máscara facial durante o deslocamento pelos bens e logradouros públicos municipais e no uso de transporte público". O valor da multa é de R$ 500.
Bolsonaro passa o feriado no Guarujá, onde está hospedado no Forte dos Andradas, do Exército. O presidente está acompanhado do filho Carlos Bolsonaro e do deputado Hélio Lopes (PSL-RJ)