O presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou nesta sexta-feira (8) a morte do ex-primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, de 67 anos, que foi baleado durante um discurso de campanha, no oeste do Japão. Bolsonaro também decretou luto oficial de três dias no Brasil.
“Recebo com extrema indignação e pesar a notícia da morte de Shinzo Abe, líder brilhante e que foi um grande amigo do Brasil. Estendo à família de Abe, bem como aos nossos irmãos japoneses, a minha solidariedade e o desejo de que Deus cuide de suas almas neste momento de dor. Como sinal de nosso respeito ao povo japonês, de reconhecimento pela amizade de Shinzo Abe com Brasil e de solidariedade diante de uma crueldade injustificável, decretei luto oficial em todo o país durante 3 dias. Que seu assassinato seja punido com rigor. Estamos com o Japão”, publicou o presidente brasileiro nas redes sociais.
Os policiais detiveram o suspeito do crime, Tetsuya Yamagami, de cerca de quarenta anos, que teria dado dois tiros com uma arma de fabricação caseira. A emissora japonesa NHK informou que o suspeito serviu na Força de Autodefesa Marítima por três anos na década de 2000.