Ouça este conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro se encontrou nesta quinta-feira (12) com lideranças indígenas e prometeu apoio aos índios que queiram desenvolver atividades econômicas em suas terras. “Eles [os indígenas] são exatamente iguais a cada um de nós. Índio quer trabalhar, quer internet, quer o progresso, quer pagar imposto", disse Bolsonaro.
O presidente prometeu "dar um norte para que vocês [indígenas] possam realmente produzir". "É vocês fazerem dentro da terra de vocês o que o fazendeiro faz na fazenda vizinha", disse Bolsonaro. "O Brasil todo quer isso".
No Congresso, tramita um projeto de lei que flexibiliza regras de demarcação de terras indígenas e que facilita a exploração de atividades econômicas nessas terras, tais como agricultura, mineração e extrativismo de madeiras. A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
A reunião com os indígenas ocorreu no Palácio do Planalto e teve a presença do o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva. Bolsonaro também cumprimentou índios que estavam na frente do Palácio do Planalto e chegou a usar um cocar.