Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Falta de transparência

Bolsonaro prometeu transparência, mas omite nomes de visitantes do Alvorada

Presidente Jair Bolsonaro cumpre quarentena no Palácio da Alvorada, em Brasília, por causa da Covid-19.
Presidente Jair Bolsonaro cumpre quarentena no Palácio da Alvorada, em Brasília, por causa da Covid-19. (Foto: Evaristo Sá/ AFP)

Ouça este conteúdo

O governo tem se recusado a informar com quem Bolsonaro se reúne no Palácio da Alvorada. Desde o ano passado, ao menos oito pedidos feitos pela Câmara para saber se houve acesso de lobistas à residência oficial foram negados pela Presidência sob o argumento de que informar quem entra e quem sai do local pode pôr em risco a segurança de Bolsonaro e sua família. A divulgação dos compromissos das autoridades está prevista em lei, mas o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) se vale de pareceres da Controladoria-Geral da União (CGU) para justificar as negativas e manter os encontros secretos. Em janeiro de 2019, Bolsonaro prometeu transparência total: "Transparência acima de tudo. Todos os nossos atos terão que ser abertos para o público. E o que aconteceu no passado também. Não podemos admitir qualquer cláusula de confidencialidade pretérita. Esses atos e ações tornar-se-ão públicos", afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.