O presidente Jair Bolsonaro sugeriu que vai tentar recuperar pontos de seu projeto inicial que atualizou o Código de Trânsito Brasileiro| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro deu sinais de que vai tentar recuperar trechos rejeitados do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele sugeriu que planeja propor uma validade de 10 anos da Carteira Nacional de Habilitação às pessoas com até 65 anos. E também quer resgatar a possibilidade de que a concessão e renovação da habilitação ser feita com quaisquer médicos.

O novo CTB foi aprovado pelo Congresso em setembro de 2020 e sancionado por Bolsonaro em outubro. E entrou em vigor em abril deste ano, seis meses depois do período de vacância previsto em lei. E a intenção do presidente da República é alterar as regras mais uma vez.

Na solenidade em que o governo anunciou o pacote de benefícios aos caminhoneiros, Bolsonaro admitiu não ter ficado satisfeito com a proposta que foi aprovada pelo Congresso e sancionada por ele. "Não fiquei satisfeito, mas ajudou. [A renovação da CNH] era de 5 em 5 anos, passou para 10 [em 10 anos] até 50 [anos]. Eu estou com 66 e não estou velho", justificou.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

"Prezados parlamentares, deputados e senadores, já podemos apresentar o novo projeto esse ano. Vamos conversar e vamos tentar voltar para 65 anos", disse Bolsonaro. "Não vou me atingir, porque estou com 66. Gostaria de passar para 70, mas vamos voltar aos 65 anos", acrescentou.

Quantos à ideia de a renovação e concessão da habilitação ser feita por qualquer médico, Bolsonaro tem por objetivo retomar a ideia original do projeto, de autoria do governo. "Quem aqui não tem amigo médico, irmão, parente? Por que o exame de saúde para renovar a carteira ou para tirar a carteira não pode ser dele? Por que tem que ter uma clínica? Não conseguimos aprovar isso, mas vamos voltar à carga, sabemos dos lobbys existentes", declarou.