Acompanhado de três ministros, o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou neste domingo (12) as áreas atingidas pelas fortes chuvas no sul da Bahia. Segundo a Defesa Civil do estado, as chuvas dos últimos dias já deixaram cinco mortos e 3,7 mil pessoas desabrigadas. O governo federal reconheceu a situação de emergência em 17 municípios baianos e autorizou o emprego de tropas do exército no resgate e realocação de pessoas desabrigadas.
Bolsonaro esteve acompanhado dos ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), João Roma (Cidadania) e Marcelo Queiroga (Saúde). Após o sobrevoo, a comitiva visitou a cidade de Itamaraju, onde Bolsonaro percorreu as ruas em carro aberto e foi saudado por apoiadores.
Em entrevista, o presidente criticou o governador da Bahia, Rui Costa (PT), ao relembrar as medidas restritivas adotadas no estado. "Também tivemos uma catástrofe no ano passado, quando muitos governadores, inclusive o da Bahia, fecharam o comércio e obrigou o povo a ficar em povo. O povo, em grande parte, informais condenados a morrerem de fome dentro de casa", afirmou.