Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Forças Armadas

Brasil desenvolve míssil de longo alcance capaz de atingir países da América do Sul

Míssil de longo alcance em desenvolvimento pelas Forças Armadas do Brasil: entrega está prevista para 2020.
Míssil de longo alcance em desenvolvimento pelas Forças Armadas do Brasil: entrega está prevista para 2020. (Foto: Divulgação)

As Forças Armadas estão desenvolvendo um míssil de longo alcance capaz de ser lançado do ar e atingir alvos a 300 quilômetros de distância, ou seja, a maioria dos países da América do Sul (exceto o Chile). Fabricado pela Avibras Aeroespacial, a arma tem alto poder de destruição – carrega uma ogiva de 200 quilos. Trata-se de uma variação do míssil de cruzeiro terra-ar AV-MTC, do programa estratégico do Exército Brasileiro chamado Sistema de Foguetes de Artilharia para Saturação Aérea (ASTROS) 2020.

Segundo a revista especializada Jane’s Defence Weekly, o desenvolvimento do AV-MTC de superfície deve ser concluído em dezembro de 2020, após oito anos de estudos e testes. Um lote de produção do míssil está programado para ser adquirido em 2021, informou o general José Júlio Dias Barreto, gerente de projetos do Astros 2020. A revista estima que o míssil pesa aproximadamente 1.100 kg, tem 450 mm de diâmetro, 5.430 mm de comprimento, velocidade de cruzeiro de 1.044 km /h, alcance superior a 300 km e erro circular de probabilidade de 30 metros.

Já o míssil lançável do ar, cujo projeto foi batizado como MICLA-BR, deverá ter as mesmas características, com motor de foguete sólido de dois estágios, um motor subsônico e orientação por GPS. Segundo o site Tecnologia e Defesa, o novo armamento deverá equipar os novos caças Gripen da Força Aérea Brasileira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.