Ouça este conteúdo
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta quinta-feira (8) que o Brasil está preocupado com o aumento do protecionismo no mundo e defendeu a redução de barreiras no comércio agrícola. A declaração foi dada durante o encontro restrito de chanceleres da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Paris.
"O Brasil, como país em desenvolvimento, quer uma OMC fortalecida e modernizada, que incorpore em sua agenda temas de desenvolvimento, bem como a perspectiva do desenvolvimento sustentável, sem deixar de lado temas tradicionais, como agricultura", discursou.
"O Brasil também está bastante preocupado com o aumento do protecionismo em todo o mundo e com a utilização de preocupações com a sustentabilidade como cobertura para medidas protecionistas", continuou Vieira. "A redução de distorções e barreiras no comércio agrícola é essencial para permitir o aumento necessário da produção de alimentos em todo o mundo, especialmente nos países em desenvolvimento".
Além do Brasil, participaram da reunião Canadá, Botswana, Chile, China, Costa Rica, Coreia, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Islândia, Índia, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido, Singapura, Suíça e União Europeia.