Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Índice de Desenvolvimento Humano

Brasil teve pequena melhora no IDH, mas perdeu posições em ranking da ONU

Apesar de ter aumentado levemente seu IDH, passando de 0,761 para 0,765, o Brasil perdeu cinco posições no ranking global feito anualmente pelo PNUD/ONU. (Foto: Nelson Almeida / AFP)

Ouça este conteúdo

Apesar de ter aumentado levemente o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), passando de 0,761 para 0,765, o Brasil perdeu cinco posições no ranking global feito anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU).

Os números divulgados nesta terça-feira (15), são referentes a 2019 e ainda não refletem a crise provocada pela pandemia de Covid-19. O índice mede o progresso de 189 países em três indicadores: renda, educação e saúde. Atualmente, o Brasil ocupa a 84ª posição.

Em comparação com 2014, ano de referência usado pela ONU, o País caiu duas posições, mas viu o índice passar de 0,756 para 0,765. O Brasil mantém-se na categoria "Alto Desenvolvimento Humano". A expectativa de vida teve um leve aumento, passando de 75,7 no ano anterior para 75,9 neste ano. A expectativa média é de 79,6 anos para as mulheres e 72,2 anos para os homens.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.