Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Esclarecimento

Brasileiro que não comprovar vacina na volta de viagem ao exterior será barrado, diz Barroso

vacina
Ministro Luis Roberto Barros esclareceu dúvidas da AGU sobre a exigência do comprovante de vacinas para viajantes que chegam ao país (Foto: Antonio Augusto/TSE)

Ouça este conteúdo

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou nesta terça-feira (14) que brasileiros e estrangeiros residentes que deixarem o Brasil a partir desta quarta-feira (15) não poderão regressar sem apresentar o "passaporte de vacina" contra a Covid-19. O esclarecimento foi feito a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) em virtude da liminar expedida por Barroso no último sábado (11), determinando a comprovação da vacinação para viajantes que chegam do exterior no Brasil.

Outro questionamento da AGU dizia respeito à permissão para ingresso, sem comprovante de vacina, de quem já tenha sido infectado, pelo suposto desenvolvimento de uma imunidade natural. Quanto a esse tópico, Barroso frisou que não há base científica para tal exceção e a rejeitou.

Com isso, segue valendo o que foi determinado na decisão monocrática dele. O comprovante só será dispensado por: 1) motivos médicos; 2) caso o viajante venha de país em que comprovadamente não haja vacina disponível; ou 3) por razão humanitária excepcional.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.