O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (28), na sede do Instituto Butantan, que hoje começam a ser produzidas as doses da Butanvac, vacina contra Covid-19 produzida, integralmente em território nacional, pelo centro de pesquisas em parceria com consórcio internacional.
O Instituto começa nesta quarta a produção do primeiro lote de imunizante, com 1 milhão de doses da vacina. O governador anunciou que a previsão é de que sejam produzidas 18 milhões de doses da vacina na primeira etapa, até a primeira quinzena de julho. O imunizante aguarda a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial. Em entrevista à CNN Brasil, nesta tarde, Doria afirmou que a produção poderá a chegar a 40 milhões de doses da Butanvac.
Doria cobrou agilidade da Anvisa para que aprecie o pedido para início dos testes clínicos. Na terça-feira (27), o órgão regulador suspendeu o prazo para análise do pedido de testes até que o Butantan apresente os documentos solicitados. O governador afirmou que o Butantan está providenciando os documentos necessários, que devem ser enviados até quinta-feira (29).