O deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) foi indicado para a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)| Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados.
Ouça este conteúdo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (2) a indicação do deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) com 239 votos. Se tiver o nome confirmado, ele substituirá a ministra Ana Arraes, que se aposentou no ano passado. O ex-deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) teve 174 votos e a deputada Soraya Santos (PL-RJ), 75.

A indicação será transformada em um projeto de decreto legislativo e enviado para o Senado, informou a Agência Câmara. Para ser aprovada, a indicação exigia maioria simples em votação secreta. “Ninguém sob minha orientação será condenado com base em interesses de grupos ou de pessoas que queiram transformar o TCU numa arena de perseguição política a adversários”, afirmou Jhonatan de Jesus.

A indicação do deputado teve apoio de sete partidos: MDB, PDT, Podemos, PP, PSB, PSD e União Brasil; e de duas federações: PSDB-Cidadania e PT-PCdoB-PV. Filho do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Jhonatan está no quarto mandato como deputado. O TCU é formado por nove ministros, com seis escolhidos pelo Congresso Nacional e três pelo presidente da República. O Senado precisa referendar as indicações.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]