Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Consórcio global

Câmara aprova MP que libera R$ 2,5 bi para vacina contra Covid-19 da Covax Facility

Plenário da Câmara dos Deputados aprovou medida provisória que formaliza acesso do Brasil ao consórcio Covax Facility
Plenário da Câmara dos Deputados aprovou medida provisória que formaliza acesso do Brasil ao consórcio Covax Facility (Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira (18) o texto-base da medida provisória 1.003/20, que liberou R$ 2,5 bilhões a fim de bancar a participação do Brasil na Covax Facility, programa coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para impulsionar o desenvolvimento e garantir a compra de vacinas contra a Covid-19.

O plenário segue debatendo o assunto, apreciando destaques que podem mudar o texto. O substitutivo do relator Geninho Zuliani (DEM-SP) determina que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceda autorização temporária de uso emergencial para importação, distribuição e uso de qualquer vacina contra o novo coronavírus.

A aliança, chamada oficialmente de Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19, reúne mais de 150 países, entre aqueles que já aderiram formalmente ou confirmaram o interesse. Na América do Sul, já participam Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai.

A adesão brasileira ao Covax Facility não implica a obrigatoriedade de compra das vacinas, que dependerá de análise técnica e financeira para cada caso. De acordo com o relator, a estimativa é que um total de 2 bilhões de doses sejam liberadas até o final de 2021.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.