Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Projeto de lei

Deputados dão prioridade de votação para texto que revoga Lei de Segurança Nacional

Lei de Segurança Nacional
Plenário da Câmara vai votar com urgência projeto que institui a Lei de defesa do Estado Democrático de Direito. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

A Câmara dos Deputados aprovou, por 386 a 57, um requerimento de urgência para votar o projeto que institui a Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito e revoga a Lei de Segurança Nacional. Criada durante a ditadura militar, a LSN tem sido usada de forma recorrente pelos três poderes para investigar opositores e críticos. A aprovação do regime de urgência torna a proposta prioridade na fila de votação de projetos da Casa e pode ser pautada no plenário a qualquer momento.

O parecer tem como base um projeto apresentado em 2002 pelo então ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior, e prevê punições a quem incitar guerra civil, insurreição e espionagem. No parecer, a relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI), incluiu a criminalização do "golpe de Estado".

Além de revogar a LSN, o projeto insere no Código Penal crimes divididos em cinco grupos: contra a soberania nacional; contra as instituições democráticas; contra o funcionamento das instituições democráticas e dos serviços essenciais; contra autoridade estrangeira ou internacional; e contra a cidadania.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.