Faltando pouco mais de duas semanas para o fim do mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL), caminhões de mudança foram vistos chegando ao Palácio da Alvorada nesta quinta-feira (15). Nesta tarde, os caminhões foram flagrados por equipes de TV. O mandatário, a primeira-dama Michelle Bolsonaro e a filha deles, Laura, residem no imóvel. O Palácio da Alvorada é a residência oficial do presidente da República.
A partir de 1º de janeiro, o Alvorada será a residência do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em governos anteriores, durante o período de transição, era comum que o presidente em exercício oferecesse ao eleito a possibilidade de estadia na Granja do Torto até a posse. No entanto, o imóvel está sendo usado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Diferente de Bolsonaro e Lula, que ainda não trataram sobre a transição, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e o vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), já conversaram pessoalmente. No encontro no Planalto, realizado no final de novembro, Mourão apresentou a Alckmin a estrutura da vice-presidência. Segundo Mourão, a esposa de Alckmin, Lu Alckmin, já visitou o Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente.