Chefe de gabinete do GSI, Jorge Henrique Fontes, foi exonerado pelo ministro interino Ricardo Cappello após imagens da invasão ao Palácio do Planalto.| Foto: Andre Borges/EFE
Ouça este conteúdo

O ministro interno do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, demitiu o chefe de gabinete da pasta, Jorge Henrique Fontes, após a divulgação das imagens que mostram a participação de agentes civis e militares durante a invasão ao Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.

De acordo com a publicação no Diário Oficial da União desta quarta (26), Fontes pediu demissão do cargo (veja na íntegra), que foi aceita por Cappelli dias depois do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinar um "raio-x" da estrutura. O ministro disse, na terça (25) que 35% do quadro do GSI já foi substituído e que o movimento "é natural quando há uma troca de governo".

A situação de Fontes e de outros agentes se complicou após imagens da invasão mostrarem os servidores circulando entre os manifestantes que invadiram o prédio sem mostrar resistência e, em outro momento, sem atuar por cerca de uma hora, no final da tarde, em um dos anexos do Palácio.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]