Mudança de quadro está relacionada ao avanço da vacinação, segundo pesquisador da USP
Mudança de quadro está relacionada ao avanço da vacinação, segundo pesquisador da USP| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O número de novos casos de Covid-19 apresenta desaceleração de forma constante no Brasil pela primeira vez em oito meses, segundo levantamento do jornal "Folha de S.Paulo". Desde novembro do ano passado o país enfrentava estágio de estabilidade ou de aceleração da doença, quadro que se reverteu com o avanço da vacinação.

A conclusão é baseada em um modelo estatístico desenvolvido para o jornal pelos pesquisadores Renato Vicente e Rodrigo Veiga, da Universidade de São Paulo (USP). Nele, é medida a variação de novos infectados nos últimos 30 dias, a partir das médias móveis de sete dias em municípios com mais de 100 mil habitantes, dando peso aos dados mais recentes.

Desde 7 de abril, o Brasil estava no patamar de estabilidade, quando ainda há número significativo de pessoas sendo infectadas, mas sem alteração relevante na quantidade de novos casos diários. Na quinta-feira (15), o quadro mudou para de desaceleração, que indica que as infecções entraram em queda constante. À Folha, o diretor do centro de pesquisa clínica e epidemiológica da USP, Paulo Lotufo, relaciona a tendência à vacinação, uma vez que coincide com a redução nos casos de óbitos e internações das faixas etárias que já foram alvo da campanha de imunização.