O porta-voz do Ministério das Relações exteriores da China, Wang Wenbin, informou nesta quinta-feira (29) que o governo da China decidiu enviar uma delegação com o vice-presidente do país, Wang Qisha, para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O vice-presidente da China vem ao Brasil representando o ditador chinës, Xi Jinping.
A expectativa do governo chinês é que o encontro com o novo governo brasileiro garanta um “impulso” na relação estratégica entre os dois países. “A China e o Brasil são ambos grandes países em desenvolvimento e importantes mercados emergentes”, disse Wenbin.
O porta-voz chinês destacou ainda que a viagem significa “a alta importância que a China atribui ao Brasil e às relações bilaterais”.
O evento da posse presidencial está marcado para o próximo domingo, em Brasília, e quase 60 delegações estrangeiras devem desembarcar na capital para participar da solenidade. Lula já indicou Pequim como um dos seus primeiros destinos internacionais, assim como EUA e Argentina.