Ouça este conteúdo
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobrevoou, nesta quinta-feira (30), áreas atingidas pelas chuvas na Bahia. Em entrevista a uma rede de TV local, o ministro anunciou o repasse de mais R$ 12,7 milhões para o estado e afirmou que um grupo de médicos da Força Nacional chegará ao sul do estado no início da próxima semana para prestar apoio à população. Com o novo repasse, o total de recursos da pasta destinados ao estado nos últimos dias totaliza R$19,7 milhões.
"No começo da próxima semana, os médicos vão chegar aqui na região do sul da Bahia para reforçar o sistema de saúde dos municípios e trazer respostas para a população. Já existem médicos da Força Nacional, que cuidam mais da parte de emergência, e vamos trazer médicos para atenção primária. Eu pessoalmente virei com meus colegas médicos para ajudar o povo da Bahia", disse.
Queiroga disse, também, que nos próximos dias o governo federal deve liberar mais recursos por meio do Ministério da Saúde. "Também estamos trabalhando em uma nova portaria para média e alta complexidade. Isso requer posicionamento da área técnica por conta de questões orçamentárias, mas trabalhamos firmemente nesse propósito", afirmou.
Segundo o último relatório da Defesa Civil da Bahia, de quarta-feira (30), o número de mortos em decorrências das fortes chuvas que assolam o estado subiu para 24. O total de atingidos alcançou 630 mil pessoas. Já o número de municípios afetados é de 141 – desses, 132 (quase um terço dos municípios do estado) já declararam estado de emergência.