O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, negou que o Brasil esteja adotando uma postura de neutralidade em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia. Segundo ele, o país assumiu uma posição de equilíbrio sobre o conflito. As declarações foram dadas nesta sexta-feira (25) em entrevista ao g1. "A posição do Brasil não é de neutralidade, é de equilíbrio. Não dá para ter a posição da OTAN, da Rússia, da China: a nossa posição é a posição do Brasil", afirmou o ministro.
Nogueira também criticou a oposição, afirmando ela quer utilizar a crise na Europa contra o presidente Jair Bolsonaro. "A oposição quer transformar a Ucrânia no 28º estado brasileiro. Querem jogar tudo no colo do presidente, como uma nova pandemia. Como se o posicionamento do Brasil fosse a coisa mais importante do mundo e fosse resolver alguma coisa”, declarou.
Ontem o vice-presidente Hamilton Mourão disse que o Brasil não está neutro e não concorda com a invasão da Ucrânia pela Rússia. “O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade.”
Horas depois, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não é da competência de Mourão falar em nome do Brasil. "Quem fala dessas questões chama-se Jair Messias Bolsonaro e quem tem dúvida disso basta procurar lá na nossa Constituição o artigo 84. Quem está falando, está dando 'piruada' naquilo que não lhe compete", disse o chefe do Executivo.