Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pedido de liminar

CNA aciona STF para impedir invasões de terras no país

MST invadiu fazendas da Suzano, no sul da Bahia, no fim de fevereiro. (Foto: Comunicação MST Bahia)

Ouça este conteúdo

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) decidiu acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar invasões de propriedades rurais por parte do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O pedido de liminar foi apresentado na noite desta quarta-feira (12).

A decisão ocorreu após o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, anunciar que o grupo vai realizar invasões de terra em todos os estados do Brasil durante o mês de abril.

De acordo com a CNA, o pedido ao STF consiste em determinar que organizações como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e a Frente Nacional de Lutas (FNL) suspendam qualquer política ou estratégia de promoção de invasões de terras em território nacional, sob pena de atribuição de responsabilidade civil e penal a seus participantes e dirigentes.

Caso ocorram as invasões, a CNA pediu que as polícias civil e militar dos estados procedam com prisões imediatas dos participantes de grupos organizados que forem flagrados. Aos governos estaduais foi solicitado o monitoramento e a destinação específica de força policial para acompanhamento das atividades desses acampamentos e “marchas”.

A entidade também solicita que o STF suspenda contas e comunicações desses grupos por meio de Telegram, Whatsapp, Twitter, Youtube, Instagram e Tiktok. E ainda pede que "o Ministério da Justiça e o Departamento de Polícia Federal apresentem informações de que disponham sobre as ações criminosas que estão em desenvolvimento e/ou sendo planejadas por esses grupos organizados".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.