Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Palavra do comandante

Em mensagem às tropas, Exército reafirma “compromisso com missões constitucionais”

Comandante do Exército
Comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, falou sobre os desafios do ano de 2022. (Foto: Reprodução/YouTube)

Ouça este conteúdo

Em mensagem de fim de ano às tropas, o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, reafirmou “o compromisso da Força com suas missões constitucionais" e demonstrou sobriedade acerca do papel institucional dos militares na democracia brasileira. A mensagem veiculada em um vídeo de pouco mais de 13 minutos encerra um ano atribulado para as Forças Armadas, que foi alvo de assédios do Palácio do Planalto e vivenciou uma crise sem precedentes.

Em março, os chefes das Forças Armadas entregaram seus cargos em solidariedade à demissão do então ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, que atuou para manter a política fora dos quartéis. Os comandantes militares foram pressionados a defender publicamente o governo, prestando apoio indireto a rompantes de ruptura institucional. Mas eles se negaram, o que desagradou o presidente Jair Bolsonaro, que é o comandante em chefe das Forças Armadas.

Na mensagem, o comandante do Exército fez um balanço das atividades da força terrestre em 2021, destacou as ações no auxílio ao combate à pandemia e disse, sem citar a realização de eleições gerais, ter "esperança de que a vida terá sua normalidade restabelecida" no ano que vem. "Será um ano dinâmico, e com eventos importantes, dos quais destaco o bicentenário da independência, oportunidade para refletirmos sobre o gigante que somos e os caminhos que seguiremos para alcançarmos um futuro de paz, estabilidade, prosperidade e liberdade", disse o general (assista abaixo na íntegra).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.