Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câmara

Comissão aprova PEC que aumenta limite de idade para nomeação de magistrados

Comissão especial da Câmara aprovou PEC que aumenta de 65 para 70 anos a idade máxima para nomeação de membros dos tribunais superiores. (Foto: Nilson Bastian /Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (9), por unanimidade, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta de 65 para 70 anos a idade máxima para nomeação de membros dos tribunais superiores, incluindo juízes e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), dos tribunais regionais federais (TRFs), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), dos tribunais regionais do Trabalho (TRTs) e do Tribunal de Contas de União (TCU). Por sugestão do relator, deputado Ácácio Favacho (Pros-AP), a regra também será estendida para o Superior Tribunal Militar (STM). Com a aprovação, a proposta está pronta para ser levada ao plenário da Câmara, o que deve ocorrer nos próximos dias.

A proposta de 70 anos como idade máxima para nomeação de magistrados é um ajuste à Emenda Constitucional 88, que, desde 2015, alterou o limite de idade da aposentadoria compulsória dos ministros do STF, tribunais superiores e TCU de 70 para 75 anos. A mudança de 2015 surgiu da chamada “PEC da Bengala”.

O presidente da comissão especial, deputado Mário Negromonte Jr. (PP-BA), aposta em aprovação tranquila da proposta no Plenário da Câmara. “É um tema simples, prático e não há polêmicas. Estão encerrados os trabalhos da comissão e vamos agora ao Plenário”, disse. A aprovação definitiva da proposta depende dos votos de pelo menos 308 deputados e 49 senadores em dois turnos de votação nos Plenários da Câmara e do Senado. Com informações da Agência Câmara.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.