O ministro da Justiça, Flávio Dino.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.
Ouça este conteúdo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou, nesta terça-feira (9), mais duas convocações para que o ministro da Justiça, Flávio Dino, preste esclarecimentos aos deputados. Em uma das sessões, o ministro deverá explicar de que forma as invasões de terras promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) interferem na segurança urbana e rural. Esse requerimento foi apresentado pelo deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS).

Já a outra convocação prevê que Dino esclareça uma declaração feita por ele em março atribuindo aos Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) suposta comercialização de armas para facções criminosas. O requerimento é de autoria do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP).

Nesta terça, o ministro falou com parlamentares durante cinco horas na Comissão de Segurança Pública do Senado. Dino chegou a comentar que existem 55 pedidos para que ele vá ao Congresso prestar esclarecimentos, informou o Estadão. “Eu acho que isso é uma perseguição, até. Mas eu venho”, afirmou. Caso deputados e senadores aprovem todos os requerimentos, o ministro precisaria comparecer ao Congresso mais de uma vez por semana.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]