Agentes da Polícia Rodoviária Federal durante ação que terminou na morte de Genivaldo de Jesus Santos, em Umbaúba (SE).| Foto: Reprodução/Redes Sociais
Ouça este conteúdo

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovou  nesta quarta-feira (1º) a convocação do ministro da Justiça, Anderson Torres, para prestar esclarecimentos sobre a morte de Genivaldo de Jesus Santos durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Sergipe. Também foi aprovada a convocação do diretor da PRF, Silvinei Vasques.

Por ser uma convocação, o ministro é obrigado a comparecer. Os deputados ainda não definiram uma data para ouvir Torres. Foram aprovados três requerimentos de convocação, apresentados pelos deputados Alexandre Frota (PSDB-SP), Túlio Gadelha (Rede-PE), Talíria Petrone (Psol-RJ) e Vivi Reis (Psol-PA).

No dia 25 de maio, três policiais abordaram Genivaldo por pilotar uma moto sem capacete. A vítima foi imobilizada e depois colocada no porta-malas de uma viatura. Os policiais jogaram gás lacrimogênio e o fecharam lá dentro, onde ele morreu por asfixia e insuficiência respiratória aguda, conforme laudo do IML. Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]