Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conselho de Ética

Deputado Coronel Tadeu é punido por quebrar placa em exposição do Dia da Consciência Negra

Coronel Tadeu foi julgado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
Coronel Tadeu foi julgado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. (Foto: Cleia Vianna/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu, por 12 votos a 5, punir com advertência verbal o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) por ele ter removido e destruído, no dia 11 de novembro de 2019, parte de uma exposição que celebrava, em um dos corredores da Casa, o Dia Nacional da Consciência Negra. O deputado ainda poderá recorrer da decisão dentro de dois dias úteis.

O colegiado entendeu que, ao retirar e quebrar a placa da exposição que denunciava o genocídio da população negra por policiais, Tadeu descumpriu regras de boa conduta nas dependências da Casa. A placa destruída continha um texto mostrando que negros são as principais vítimas de ações letais das polícias, e também uma charge do cartunista Carlos Latuff retratando um jovem negro algemado e um policial armado.

O relator do caso, deputado João Marcelo Souza (MDB-MA), considerou que não houve crime de racismo no episódio. Mesmo assim, ao propor a censura verbal a Tadeu, sustentou que a Câmara "não deve tolerar comportamentos descomedidos e reações imoderadas de seus membros”. As informações são da Agência Câmara.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros