O coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Oswaldo dos Santos Lucon, pediu exoneração nesta terça-feira (2) em meio à sua participação na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP26), realizada em Glasgow, no Reino Unido. O fórum é responsável por articular ações entre o governo federal e a sociedade civil. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.
Lucon, que está em Glasgow, informou a equipe via WhatsApp. "Eu pedi [exoneração do cargo]. Não tive nenhuma resposta ainda. Enviei um e-mail ao ministro [do Meio Ambiente, Joaquim Leite], para que ele transmita a informação ao presidente da República, a quem, por decreto, eu me reporto", afirmou Lucon à publicação. O presidente Jair Bolsonaro nomeou o coordenador em 2019.
Lucon afirmou que seu objetivo no cargo era "colocar o governo federal em contato com a sociedade civil, promover o diálogo de uma forma transparente, baseada na ciência e em reforço às nossas instituições”. No entanto, ele afirmou que isso não ocorreu. “Então eu acho que outra pessoa pode eventualmente fazer esse serviço melhor do que eu", disse.