O coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Oswaldo dos Santos Lucon.| Foto: Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo.
Ouça este conteúdo

O coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, Oswaldo dos Santos Lucon, pediu exoneração nesta terça-feira (2) em meio à sua participação na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP26), realizada em Glasgow, no Reino Unido. O fórum é responsável por articular ações entre o governo federal e a sociedade civil. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

Lucon, que está em Glasgow, informou a equipe via WhatsApp. "Eu pedi [exoneração do cargo]. Não tive nenhuma resposta ainda. Enviei um e-mail ao ministro [do Meio Ambiente, Joaquim Leite], para que ele transmita a informação ao presidente da República, a quem, por decreto, eu me reporto", afirmou Lucon à publicação. O presidente Jair Bolsonaro nomeou o coordenador em 2019.

Lucon afirmou que seu objetivo no cargo era "colocar o governo federal em contato com a sociedade civil, promover o diálogo de uma forma transparente, baseada na ciência e em reforço às nossas instituições”. No entanto, ele afirmou que isso não ocorreu. “Então eu acho que outra pessoa pode eventualmente fazer esse serviço melhor do que eu", disse.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]