O laboratório indiano Bharat Biotech informou nesta terça-feira (12) que assinou acordo com a distribuidora brasileira Precisa Medicamentos para trazer ao Brasil a Covaxin, aplicada em duas doses. O imunizante contra a Covid-19 está em fase 3 de estudos na Índia, última etapa antes de poder ser registrado por agências reguladoras.
Segundo o laboratório, a prioridade será o fornecimento ao setor público no Brasil. O Ministério da Saúde aponta a Covaxin na lista de imunizantes que podem ser comprados para o Sistema Único de Saúde (SUS) para a campanha contra a Covid-19. A estimativa de quantas doses podem ser entregues ao país e em qual prazo depende de contratos e aprovação do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), diz a Bharat Biotech. No entanto, ainda não há pedido de registro ou uso emergencial feito à Anvisa.
O laboratório indiano afirma ainda que há intenção de fornecer a vacina ao mercado privado. Entretanto, o Ministério da Saúde já afirmou que a rede privada também terá de seguir a ordem de prioridade para vacinação estabelecida pelo plano nacional de imunização.