Ouça este conteúdo
Após solicitação de governadores, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar por 30 dias o custeio de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de Covid-19 em todo o país.
Em nota enviada à imprensa neste domingo (23), a pasta informa que "definiu, junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a prorrogação de custeio para 14.254 mil leitos de UTI Covid-19 adulto e pediátrico por mais 30 dias para todo o país".
No pedido ao governo, o coordenador da temática de vacina e enfrentamento à Covid-19 no Fórum Nacional de Governadores, o governador do Piauí, Wellington Dias, solicitou ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e ao secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, a prorrogação do contrato de leitos excedentes aos Estados, que terminaria em 31 de janeiro.
"Já temos sete estados com 70% ou mais da capacidade dos leitos ocupados, para doenças respiratórias agudas e graves, além de viroses e diarreias. E demais estados em situação de elevação no nível de ocupação", disse o governador.
Com informações do jornal "Valor".