Uma reunião de líderes da oposição com deputados do PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB e Rede tratou da criação da CPI do Meio Ambiente na Câmara dos Deputados. De acordo com o blog de Octavio Guedes, do portal G1, a estratégia do grupo é reunir assinaturas de deputados do PSDB e Cidadania.
O objetivo principal da possível CPI na Câmara é investigar supostos crimes cometidos pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A iniciativa teria como base uma declaração do superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, sobre ações de Salles para obstruir investigação sobre madeira ilegal. À época, Saraiva enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia-crime contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e também contra o senador Telmário Mota (Pros-RR). Ele foi exonerado do cargo.
Na segunda (26), durante evento da comissão realizada pela Câmara dos Deputados para discutir o assunto, Saraiva disse que Salles decidiu se colocar ao lado dos madeireiros a partir da avaliação de duas toras de madeira, quando estava diante da maior apreensão de madeira ilegal já feita pela PF em toda história.