A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) elevou o protocolo de emergência da Barragem B2, da mina de Fernandinho, localizada na cidade de Rio Acima (MG), para o nível 2 devido ao grande volume de chuvas em Minas Gerais. A barragem é de responsabilidade da Minérios Nacional, controlada pela CSN. Técnicos fizeram vistorias no local na manhã desta terça-feira (11). Segundo a Defesa Civil estadual, o nível 2 não indica risco iminente de rompimento da barragem.
Ainda assim, o local está passando por uma vistoria técnica. A Minérios Nacional afirmou que não há pessoas morando na chamada Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem, ou seja, na região imediatamente abaixo da estrutura. Informação confirmada pela Defesa Civil estadual.
Em nota, a empresa ressaltou que segue "trabalhando para minimizar os impactos na estrutura", sem detalhar quais impactos são estes. Rio Acima é uma das 145 cidades mineiras que já decretaram situação de emergência em razão das chuvas. Com informações da Agência Brasil.