O delegado federal Andrei Augusto Passos Rodrigues será o novo chefe da Polícia Federal no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito pelo futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, indicado para o cargo nesta sexta-feira (9). Rodrigues é o atual chefe da segurança de Lula e também atuou na segurança da ex-presidente Dilma Rousseff.
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, Rodrigues é mestre em Alta Gestão em Segurança Internacional pelo Centro Universitário da Guardia Civil da Espanha e Universidade Carlos III de Madrid. É gaúcho de nascimento e tem quase 20 anos de carreira como delegado federal. Foi chefe de delegacias da PF no Amazonas e no Rio Grande do Sul, chefe da Divisão de Relações Internacionais da PF e secretário extraordinário de grandes eventos, responsável pela segurança da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
Atualmente, Rodrigues também participa do governo de transição na área de segurança pública. Dino afirmou que a experiência do delegado foi determinante para a escolha do seu nome. "Levamos em conta, sobretudo, a necessidade de restauração da plena autoridade e da legalidade nas polícias, também a experiência profissional, comprovada, inclusive na Amazônia brasileira, uma vez que o delegado Andrei exerceu suas funções na Amazônia brasileira, uma área estratégica para este governo e para a segurança pública", disse o futuro ministro.