Facada Bolsonaro
Rodrigo Morais Fernandes, que investigou facada de Bolsonaro, foi nomeado para a função de Diretor de Inteligência da Polícia Federal.| Foto: Raysa Leite/AFP / arquivo Gazeta do Povo

O delegado da Polícia Federal, Rodrigo Morais Fernandes, será o novo diretor de Inteligência Policial da corporação, segundo nomeação assinada pelo ministro Rui Costa, da Casa Civil, publicada nesta segunda (13) no Diário Oficial da União. (veja na íntegra)

Fernandes foi o responsável por apurar o atentado sofrido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha eleitoral de 2018, quando sofreu uma facada em um ato em Juiz de Fora (MG). Na época, as investigações apontaram que o autor do crime, Adélio Bispo de Oliveira, agiu sozinho. No entanto, em 2021, o delegado reabriu o caso para apurar se os advogados de Adélio foram contratados por um terceiro ou assumiram a defesa por conta própria.

Pouco depois, Fernandes foi transferido para uma unidade da Polícia Federal nos Estados Unidos, onde atuou na função de Oficial de Ligação junto à Força Tarefa de El Dorado, no escritório da Homeland Security Investigations, em Nova York.