Lula Moro
Sérgio Moro diz que Lula “feriu a liturgia do cargo” pelas palavras usadas sobre a intenção de se vingar quando esteve preso na PF.| Foto: Andre Borges/EFE

O deputado Bibo Nunes (PL-RS) protocolou pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio da Silva (PL), nesta quarta-feira (22), na Câmara dos Deputados, por causa das declarações do petista contra o senador e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil-PR). Lula disse na terça-feira (21) que pensava em se vingar de Moro, que era juiz da 13ª Vara Federal, de Curitiba, quando estava preso na Polícia Federal, na capital paranaense.

Para Nunes, as declarações de Lula configuram crime contra o livre exercício do Poder Judiciário, são incompatíveis com o decoro, a honra e a dignidade do cargo, e também violam a probidade administrativa.

“As declarações do denunciado violaram a probidade na administração no passo que configuram flagrantemente incompatível com a liturgia e responsabilidade do mandato recebido pelo povo, violando as balizas constitucionais e desqualificando a estatura do cargo de Presidente da República”, disse o deputado no pedido de impeachment.