O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) apresentou nesta segunda-feira (3) um requerimento pedindo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para “investigar os atos de censura no Brasil”. Nas redes sociais, ele afirmou que entrou “com pedido da CPI da censura” e divulgou um trecho do requerimento.
Segundo o documento, a comissão seria “destinada a investigar a censura ilegal contra cidadãos comuns e parlamentares nos meios de comunicação em geral”. Além da CPI, o deputado também solicitou a criação de uma "subcomissão para debater sobre censura" na Comissão de Comunicação.
Na justificativa do texto para a criação da CPI, Gayer argumenta que “a CPI justifica-se plenamente pela situação a que se chegou no país, onde nesse momento se vive situação extremamente limitadora ao exercício do mandato parlamentar e aos direitos do cidadão comum no que concerne ao direito fundamental, constitucionalmente assim reconhecido (art. 5º, inciso IV, da Constituição da República), à liberdade de expressão”, informou a assessoria do parlamentar.